Lembranças de uma turma de teoria literária

Em 2018 ofereci uma disciplina (Tópico em Estudos Literários I) na Faculdade de Letras da UFJF, que me rendeu discussões muito boas, trabalhos bem instigantes e deixou alegres lembranças.

Café da manhã com a  turma
no último dia de aula.
Foram leituras de teoria focadas nos conceitos de mímese e produção de presença associadas a textos literários em prosa e verso.

A turma tinha vários alunos do Instituto de Artes e Design. Combinamos que os trabalhos finais seriam livres e que os(as) alunos(as) apresentassem-nos na forma que desejassem.

Outra forma de avaliação foi um diário de aulas, no qual os(as) estudantes registravam reações a cada encontro presencial que tívemos (dois por semana). Havia bastante liberdade para a construção dos diários e suas leituras foram bastante reveladoras sobre o processo de ensinar/aprender teoria literária. 

Guardei comigo, de presente, uma página do diário de Vinícius Oliveira: 


Página do diário de aulas
de Vinícius Oliveira.


Sozé, de Anelise Freitas

Um dos livros escolhidos foi Sozé, de Anelise Freitas, cuja leitura foi debatida ao lado de José, de Drummond.

O trabalho final de Carolina Lemonge, feito a partir da leitura de Sozé, deixou-me especialmente emocionado. Era uma encadernação artesanal com 5 desenhos feitos a partir de fotos da revista Playboy com fragmentos de textos sobrepostos e, algumas vezes, rasurados.

Carolina autorizou que eu desmembrasse seu trabalho final e escolhesse desenhos para minha parede. Guardei-os por um tempo. Ia mostrá-los para Anelise, que nesse ínterim engravidou, fez nascer o Teo e ainda não os viu.

O tempo passou. Emoldurei dois desenhos. Estão na minha parede. Guardo os outros que serão, em breve, restituídos à artista. Aproveitei hoje enquanto lembrava a delicadeza dos (as) alunos (as) daquela turma, para escanear as imagens guardadas, fotografar as da parede e mostrá-las aqui.

Postagens mais lidas

Antéchrista

Abraço da UERJ

Não dá mais pra Diadorim - em duas versões

Dia dos professores Lado A e Lado B

Carolina Maria de Jesus

Sem respeito, de Byung-Chul Han