Alexandre, o Faria - de Carlos Augusto Corrêa

Crônica da coluna Chão de Praça, no Facebook de  5/1/17

                       Carlos Augusto Corrêa

                          Alexandre, o Faria

Ele não é amigo que vejo todos os dias. Ao contrário, fiquei anos sem vê-lo mas um dia fiz contato com Alexandre, o Faria, pelo Face e como nossa amizade não é feita só de escritos na telinha resolvemos matar saudade tendo um encontro num barzinho lá de Higienópolis. E lá fomos. Encontrei Alexandre sorridente e comedido e ao mesmo tempo com o ar bonachão de sempre. Por isso ele me olhou com a mesma cara de amigo dos anos 90. Resultado, aquele abraço, a alegria pela relembrança dos tempos em que eu ainda estava em excelente "forma". Um vê as marcas de expressão do outro, ele bem mais novo do que eu, e sente que as marcas nada significam para a realidade e a permanência de um sentimento. Que tal sentimento espontâneo e sólido não envelhece. Será que as Parcas, essas deusinhas gregas que só sabem governar as horas, sabiam disso? Aliás, elas foram generosas conosco porque nossa expressão facial não está tão marcada assim por elas.
Vejam bem, andei perdendo na vida dois amigos diletos. Andávamos juntos, frequentávamos um a casa do outro e de repente um mal-entendido causou a separação. E para sempre. Doeu muito, sobretudo porque  fiquei catando (não de quatro) o motivo. E se houve, pensei, será que foi o bastante pra desnortear o que ia tão bem e prometia ser forever? Tínhamos quase o mesmo convívio de Serena e Blair. Não foram decerto um calabar do tipo delator premiado, essa versão atualizada do amigo da onça. Mas, insisto, doeu.
Com Alexandre Faria e mais uns raros não foi assim. Ele veio a meu círculo de companheiros, viu e ficou. Garanto que a exemplo de mais uns quatro e cinco Alexandre é Magno como amigo.
Quando o conheci, ele ainda começava a fazer poesia. Talvez já tivesse um livro de poemas, não estou bem lembrado, mas me dava a entender que desejava prosseguir carreira. Muitas vezes o via lendo cabisbaixo, sempre pesquisando, parecia também até estar fazendo uma leitura mais ampla da própria vida, e não só do objeto de pesquisa.
Hoje, mais maduro, já edita livros por uma editora, a Texto Território, que fundou com um de seus grandes amigos, o Oswaldo Martins, divulgando a poesia novíssima e a daqueles veteranos que não aparecem com destaque na mídia. Além disso, sua promessa de fazer poesia profissionalmente vingou, ele já é autor de alguns livros bem pessoais, a propósito.
Portanto, declaro e nem precisa ser alto e boníssimo som: Alexandre é esse tipo de companheiro que em minha vida aparece bissextamente para ser ... Amigo. E nem necessita de ser a sete chaves, basta uma papaiz potente, pois ele não se afasta.
Há muito lhe devia essas palavras simples, até, acho, simplórias, mas escrevo-as com uma ternura de companheiro que não se afasta da luta nem dos que merecem.

Postagens mais lidas

Antéchrista

Abraço da UERJ

Não dá mais pra Diadorim - em duas versões

Dia dos professores Lado A e Lado B

Carolina Maria de Jesus